Glossário de Latim

abyssi = do abismo
ac tenebras = e trevas
ac tenebras = entre trevas
ac = e/entre
ad = ao
ad locum = ao lugar
ad locum suum = apressa-se
adflictio = aflição
adflictio spiritus = aflição de espírito
addat et laborem = aumenta em dor
addit scientiam = aumenta em conhecimento
adimpleatur = multiplicados
advenit = vem
Aegypti = Egito
aeterni = eterno
aeternis = eternas
aeternum = sempre
angelos = anjos
animo = coração
ante faciem tuam = diante de ti
ante me = antes de mim
aquas = das águas
amplius = tem
ante = antes
ante nos = antes de nós
appellatur = ilha
audivi = ouvi
ego sum = eu sou
et pax = e paz
audiet = ouvirá
audiunt = escutam
auditu = ouvir
auris = ouvidos
beatus = feliz aquele
bona = boa
caelum = céus
caligine = escuridão
carissimi = amados
caritas = amor
carnem = carne
castra Philisthim = arraial dos filisteus
circa = cerca, em torno de, por volta de
circulos = volta
confer = confira
contemplata = contemplou
cor meum = o meu coração
corde = coração
creavit = criou
crediderunt = creram
cum = com as
de = de
de universo labore suo = de todo o seu trabalho
dedique cor meum = E apliquei o meu coração
dedique = e apliquei
dedit = deu
Deus = Deus
Dei = de Deus
deiciam = farei cair
dicens = dizendo
dicentis = dizia
dicere = dizer
dicit Dominus Deus = diz o Senhor Deus
didicit = o conhecimento
divisit = divisão
dixitque = e disse
difficiles = trabalhosas
dixit = diz
doctrinam erroresque = os desvarios
domicilium = habitação
Dominica die = dia do Senhor
Dominum nostrum = Senhor nosso
ecce = vê
ecce = eis
Ecclesiastes = pregador
ego = eu
erat = era
esset bona = era boa
esset = era
est = foi
est = há
et = e
et ab = e da parte
et alii = e outros
et coetera = e [os] outros
et facta est lux = e houve luz!
et qui audiunt = e que escutam
eum = à
exempi gratia = por exemplo
explicare = exprimir
faciem = a face
fecit nostrum = fez de nós
ferebatur = se movia
fiat lux = haja luz!
filii = filho
filiis = filhos
fluant = correr
flumina = rios
frater = irmão
frater vester = irmão de vocês
fuerunt = foram
fui = fui
fui in insula = fui exilado
futura = hão de ser
generatio = geração
gladio = espada
gloria et imperium = glória e o poder
gratiam = graça
habet = proveito
hoc = isto
homo = homem
hominum = dos homens
hanc = esta
id est = isto é
idem = o mesmo, autor antes referido
ignis aeterni = fogo eterno
impii = ímpios
impletur = se enche
in = com
in = no
in = para
in = nos
in = em
in animo meo = o meu coração
in corde meo = com o meu coração
in dominica die = no dia do Senhor
in loco = no lugar
in terra sua = na sua terra
in terram suam = para sua terra
inanis = sem forma
insula = exilado
intrant = vão para
ipsis litteris = exatamente igual, com as mesmas letras
ipsis verbis = exatamente igual, com as mesmas palavras
iudicium = juízo
laborat = faz
labore = trabalho
legit = lê
litteratim = literalmente, ao pé da letra
lucem ac tenebras = luz e trevas
locum = lugar
lucem quod = que a luz
lux = luz
magnus effectus sum = que eu me engrandeci,
mare = mar
me = mim
mea = meu
memoria = lembrança
mens = coração
mens mea = meu coração
meo = meu
meridiem = sul
meridien = meio dia
meum = o meu
misericordia = misericórdia
multa = muita
multa sapientia = muita sabedoria
nec = nem
nec auris impletur auditu = nem os ouvidos se enchem de ouvir
negantes = negam
nihil = nada
non = não
non crediderunt = não creram
non est = não há
non redundat = não se enche
nos = nós
nostris = nossos
nostrum = nosso
novum = novo
nubibus = nuvens
occidit = se põe
oculus = olhos
oculus = verá
occupationem = ocupação
omnes tribus terrae = todos os povos do mundo
omnia = tudo
omnia = todos
omnia vanitas = tudo é vaidade
omnis = o mundo todo
Omnipotens = Todo-poderoso
opus citatum = obra citada
oritur = nasce
oritur sol = nasce o sol
particeps = companheiro
patientia = perseverança
peccatis nostris = de nossos pecados
pecuniae non olet = o dinheiro não cheira
per = para
perdidit = destruiu
per secula seculorum  = pelos séculos dos séculos
pessimam = enfadonha
poenam = pena
populum = um povo
potest = pode
praecessi = sobrepujei
praecessit = passados
praeterit = vai
principatum = principado
principio = princípio
propter verbum Dei = por causa da Palavra de Deus
proposui = apliquei
prudentiam = a sabedoria
quae = que
quae fuerunt = que foram
quae fuerunt ante nos = que foram antes de nós
qui est = Aquele-que-é,
qui erat = que-era
qui venturus = que-vem,
qui legit = que lê
qui non = que não
quid = que
quod = que
quod vide = o qual se veja
quod vides = o que você está vendo
ratiociniu = raciocínio
recens = novo
recordatio = lembrança
redundat = se enche
regis = rei
regreditur = circuitos
regno = realeza
regnum = reino
reservavit = reservou
revertetur = voltará
revertitur = volta
rex = rei
saecula saeculorum = para sempre
saeculis = séculos
sanguine suo = seu sangue
sapienter = a sabedoria
sapientia = em sabedoria
sacerdotes Deo = sacerdotes para Deus
saturatur = fartam
scirem = conhecer
scirem prudentiam = conhecer a sabedoria
scribere vobis = escrever-vos
septem ecclesiis = às sete igrejas
servant = praticarem
servus = servo
sol = sol
sole = sol
spiritus = espírito
spiritus Dei = Espírito de Deus
stat = permanece
stultitiam = as loucuras
sub = debaixo
sub sole = debaixo do sol
sum = me
sunt = estão
suo = seu
suos = seus
super nos = contra nós
super = sobre
suum = sua
tamquam = como (tal qual)
tenebrae = trevas
tenebras = trevas
terra = terra
terrae = do mundo
terram = a terra
testimonium Iesu = testemunho de Jesus
throni = trono
tribus terrae = povos do mundo
tubae = trombeta
universa = continuamente
universa = tudo
universo = todo
ut scirem prudentiam = a conhecer a sabedoria
vacua = vazia
valet quisquam = alguma coisa
vanitas = vaidade
vanitas vanitatum = vaidade de vaidades
vanitatum = de vaidades
venerunt = virem
venit cum nubibus = vem com as nuvens
venturus = vem
verba = palavras
vero = mas
vester = de vocês
vinculis aeternis = e em prisões eternas
vide = veja
vides = vendo
vidi = atentei
vidit = viu
visu = ver
vobis = vos
Esse post foi publicado em Latim. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

