Piaget_Construção do conhecimento

Acesso em: 16:19 2/9/2005
Disponível em:
http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::: Piaget_Construção do conhecimento :::
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::: Julio Alberto Nitzke ::::::::::::
::: Márcia de Borba Campos ::::::::::
::: Maria de Fátima do Prado Lima :::
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
1. A construção do conhecimento
1.1. ocorre
1.2. quando acontecem
1.3. ações físicas
1.4. ou mentais
1.5. sobre objetos
1.6. que,
1.7. provocando o desequilíbrio,
1.8. resultam em
1.9. assimilação
1.10. ou, acomodação
1.11. e assimilação
1.12. dessas ações
1.13. e, assim,
1.14. em construção
1.15. de esquemas
1.16. ou conhecimento.
 
2. Em outras palavras,
2.1. uma vez que
2.2. a criança não consegue
2.3. assimilar o estímulo,
2.4. ela tenta fazer
2.5. uma acomodação
2.6. e após,
2.7. uma assimilação
2.8. e o equilíbrio
2.9. é, então,
2.10. alcançado.
 
3. Josiane Lopes,
3.1. (revista Nova Escola
3.2. – ano XI – Nº 95),
3.3. cita
3.4. que para quando
3.5. o equilíbrio se rompe,
3.6. o indivíduo age
3.7. sobre o que o afetou
3.8. buscando
3.9. se reequilibrar.
 
4. E para Piaget,
4.1. isso é feito
4.2. por adaptação
4.3. e por organização.
 
5. Esquema:
 
6. Autores sugerem
6.1. que imaginemos
6.2. um arquivo de dados
6.3. na nossa cabeça.
 
7. Os esquemas
7.1. são análogos
7.2. às fichas
7.3. deste arquivo,
7.4. ou seja,
7.5. são as estruturas mentais
7.6. ou cognitivas
7.7. pelas quais
7.8. os indivíduos
7.9. intelectualmente
7.10. organizam o meio.
 
8. São estruturas
8.1. que se modificam
8.2. com o desenvolvimento mental
8.3. e que tornam-se
8.4. cada vez mais
8.5. refinadas
8.6. à medida em que
8.7. a criança torna-se
8.8. mais apta
8.9. a generalizar
8.10. os estímulos.
 
9. Por este motivo,
9.1. os esquemas cognitivos
9.2. do adulto
9.3. são derivados
9.4. dos esquemas
9.5. sensório-motores
9.6. da criança
9.7. e, os processos
9.8. responsáveis
9.9. por esses mudanças
9.10. nas estruturas cognitivas
9.11. são assimilação
9.12. e acomodação.
 
10. Assimilação:
 
11. É o processo cognitivo
11.1. de colocar
11.2. (classificar)
11.3. novos eventos
11.4. em esquemas
11.5. existentes.
 
12. É a incorporação
12.1. de elementos
12.2. do meio externo
12.3. (objeto,
12.4. acontecimento,
12.5. …)
12.6. a um esquema
12.7. ou estrutura
12.8. do sujeito.
 
13. Em outras palavras,
13.1. é o processo
13.2. pelo qual
13.3. o indivíduo
13.4. cognitivamente
13.5. capta o ambiente
13.6. e o organiza
13.7. possibilitando,
13.8. assim,
13.9. a ampliação
13.10. de seus esquemas.
 
14. Na assimilação
14.1. o indivíduo
14.2. usa
14.3. as estruturas
14.4. que já possui.
 
15. Acomodação:
 
16. É a modificação
16.1. de um esquema
16.2. ou de uma estrutura
16.3. em função
16.4. das particularidades
16.5. do objeto
16.6. a ser assimilado.
 
17. A acomodação
17.1. pode ser
17.2. de duas formas,
17.3. visto que
17.4. se pode ter
17.5. duas alternativas:
 
18. Criar
18.1. um novo esquema
18.2. no qual
18.3. se possa
18.4. encaixar
18.5. o novo estímulo,
18.6. ou
18.7. Modificar
18.8. um já existente
18.9. de modo que
18.10. o estímulo
18.11. possa ser
18.12. incluído nele.
 
19. Após
19.1. ter havido
19.2. a acomodação,
19.3. a criança
19.4. tenta novamente
19.5. encaixar
19.6. o estímulo
19.7. no esquema
19.8. e aí ocorre
19.9. a assimilação.
 
20. Por isso,
20.1. a acomodação
20.2. não é determinada
20.3. pelo objeto
20.4. e sim
20.5. pela atividade
20.6. do sujeito
20.7. sobre este,
20.8. para tentar
20.9. assimilá-lo.
 
21. O balanço
21.1. entre
21.2. assimilação
21.3. e acomodação
21.4. é chamado
21.5. de adaptação.
 
22. Equilibração:
 
23. É o processo
23.1. da passagem
23.2. de uma situação
23.3. de menor equilíbrio
23.4. para uma
23.5. de maior equilíbrio.
 
24. Uma fonte
24.1. de desequilíbrio
24.2. ocorre quando
24.3. se espera
24.4. que uma situação
24.5. ocorra
24.6. de determinada maneira,
24.7. e esta
24.8. não acontece.
 
25. Julio Alberto Nitzke
25.1. Márcia de Borba Campos
25.2. Maria de Fátima do Prado Lima
Anúncios
Esse post foi publicado em Enciclopédia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s