Emile Durkheim – O criador da sociologia da educação

Acesso em: 11:29 16/10/09
Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1650797-emile-durkheim-criador-da-sociologia/


Emile Durkheim – O criador da sociologia da educação
Publicado em: agosto 17, 2007
por Arthur Guimarães; Heloisa Gomyde    2007 


1. Para o sociólogo francês,
1.1. a principal função do professor
1.2. é formar cidadãos capazes
1.3. de contribuir
1.4. para a harmonia social

2. Em cada aluno há 2 seres inseparáveis,
2.1. porém distintos.

3. Um deles seria
3.1. o que o sociólogo francês
3.2. Émile Durkheim
3.3. chamou de individual,

4. e tal porção do sujeito
4.1. (o jovem bruto)
4.2. é formada pelos estados mentais
4.3. de cada pessoa.

5. O desenvolvimento
5.1. dessa metade do homem
5.2. foi a principal função da educação
5.3. até o século 19.

6. Principalmente por meio da psicologia,
6.1. os professores tentavam construir
6.2. nos estudantes
6.3. os valores e a moral.

7. A caracterização
7.1. do segundo ser
7.2. foi o que deu projeção
7.3. a Durkheim.

8. "Ele ampliou
8.1. o foco conhecido até então,
8.2. considerando e estimulando também
8.3. o que concebeu
8.4. como o outro lado dos alunos,
8.5. algo formado
8.6. por um sistema de idéias
8.7. que exprimem,
8.8. dentro das pessoas,
8.9. a sociedade
8.10. de que fazem parte",
8.11. explica Dermeval Saviani.
8.11.1. professor emérito
8.11.1.1. da Universidade Estadual de Campinas.

9. Durkheim acreditava
9.1. que a sociedade
9.2. seria mais beneficiada
9.3. pelo processo educativo:

10. "a educação é uma socialização
10.1. da jovem geração
10.2. pela geração adulta".

11. E quanto mais
11.1. eficiente for
11.2. o processo,
11.3. melhor será
11.4. o desenvolvimento
11.5. da comunidade
11.6. em que a escola
11.7. esteja inserida.

12. Nessa concepção durkheimiana,
12.1. também chamada de funcionalista
12.2. — as consciências individuais
12.3. são formadas pela sociedade.

13. Ela é oposta ao idealismo,
13.1. de acordo com o qual
13.2. a sociedade é moldada
13.3. pelo "espírito"
13.4. ou pela consciência humana:

14. "A construção do ser social,
14.1. feita em boa parte pela educação,
14.2. é a assimilação pelo indivíduo
14.3. de uma série de normas e princípios
14.4. — sejam morais, religiosos, éticos
14.5. ou de comportamento —
14.6. que balizam
14.7. a conduta do indivíduo
14.8. num grupo.

15. O homem,
15.1. mais do que formador da sociedade,
15.2. é um produto dela".

16. Essa teoria,
16.1. além de caracterizar a educação
16.2. como um bem social,
16.3. a relacionou pela 1ª vez
16.4. às normas sociais
16.5. e à cultura local,
16.6. diminuindo o valor
16.7. que as capacidades individuais
16.8. têm
16.9. na constituição
16.10. de um desenvolvimento coletivo.

17. "Todo o passado da humanidade
17.1. contribuiu para fazer
17.2. o conjunto de máximas
17.3. que dirigem
17.4. os diferentes modelos
17.5. de educação,
17.6. cada uma
17.7. com as características
17.8. que lhe são próprias.

18. As sociedades cristãs
18.1. da Idade Média,
18.2. por exemplo,
18.3. não teriam sobrevivido
18.4. se tivessem dado
18.5. ao pensamento racional
18.6. o lugar que lhe é dado
18.7. atualmente".

::: Bem-estar social e formação do cidadão

19. Durkheim
19.1. não desenvolveu métodos pedagógicos,
19.2. mas suas idéias
19.3. ajudaram a compreender
19.4. o significado social
19.5. do trabalho do professor,
19.6. tirando a educação escolar
19.7. da perspectiva individualista,
19.8. sempre limitada
19.9. pelo psicologismo idealista

20. ( influenciado pelas escolas filosóficas alemãs
20.1. de Kant e Hegel).

21. "Segundo Durkheim,
21.1. o papel da ação educativa
21.2. é formar um cidadão
21.3. que tomará parte
21.4. do espaço público.

22. Não somente
22.1. o desenvolvimento individual
22.2. do aluno",
22.3. explica José Sérgio Fonseca de Carvalho,
22.4. da Faculdade de Educação da USP.

23. Nas palavras de Durkheim,
23.1. "a educação tem por objetivo
23.2. suscitar e desenvolver
23.3. na criança
23.4. estados físicos e morais
23.5. que são requeridos
23.6. pela sociedade política
23.7. no seu conjunto".

24. Tais exigências,
24.1. com forte influência
24.2. no processo de ensino,
24.3. estão relacionadas
24.3.1. à religião,
24.3.2. às normas
24.3.3. e sanções,
24.3.4. à ação política,
24.3.5. ao grau de desenvolvimento das ciências
24.3.6. e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.

25. Se a educação for desligada
25.1. das causas históricas,
25.2. ela se tornará apenas
25.3. exercício da vontade
25.4. e do desenvolvimento individual,

26. o que para ele
26.1. era incompreensível:

27. "Como é que o indivíduo pode
27.1. pretender reconstruir,
27.2. por meio do único esforço
27.3. da sua reflexão privada,
27.4. o que não é obra
27.5. do pensamento individual?"

28. E ele mesmo respondeu:

29. "O indivíduo só poderá agir
29.1. na medida em que aprender
29.2. a conhecer
29.3. o contexto em que está inserido,
29.4. a saber
29.5. quais são suas origens
29.6. e as condições
29.7. de que depende.

30. E não poderá sabê-la
30.1. sem ir à escola,
30.2. começando por observar
30.3. a matéria bruta
30.4. que está lá representada.

31. " Por tudo isso,
31.1. Durkheim é também considerado
31.2. um dos mentores
31.3. dos ideais republicanos

Publicado em: agosto 17, 2007

Bibliografia:

Emile Durkheim – O criador da sociologia da educação 
por Arthur Guimarães; Heloisa Gomyde    2007 


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